Serviço Social

Serviço Social

O Serviço Social é um dos Programas da Pequena Casa da Criança.

Objetivo

Tem o objetivo de realizar atendimento às famílias que integram a instituição em algum projeto.

Possibilita um processo de construção da cidadania embasado no processo ético-político da profissão e nos princípios institucionais.

Promove também maior integração da comunidade com as ações da ONG. Além disso, coordena as atividades de Serviço Social sempre embasada na missão e valores da Instituição.

Público-alvo

O Serviço Social atende Crianças, adolescentes, famílias e idosos da Comunidade da Vila Maria da Conceição – Porto Alegre/RS.

Atende também áreas adjacentes (próximos à instituição), bem como colaboradores da Pequena Casa da Criança.

Formas de participação dos usuários

A participação do usuário se dá através da demanda espontânea (Plantão Social), encaminhamentos dos programas e projetos desenvolvidos pela Instituição e pela rede externa, como o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, entre outros.

Estratégias da participação dos usuários nas etapas do plano

A participação do usuário ocorre no momento dos atendimentos individuais, onde é possível repensar melhorias para o atendimento do Serviço Social dentro da Instituição.

A participação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para idosos ocorre através de reuniões específicas com os integrantes, que podem sugerir melhorias para o atendimento grupal, bem como individual.

Média de atendimentos

Realiza em média 319 atendimentos no plantão social mensalmente, através da livre demanda da Comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *