Nossos projetos
A Pequena Casa da Criança está comprometida em transformar vidas e fortalecer a comunidade da Vila Conceição por meio de uma série de projetos e programas que abrangem educação, profissionalização e assistência social.
Atendemos mais de 977 pessoas, incluindo crianças, jovens, famílias e idosos, com iniciativas que visam o desenvolvimento integral, inclusão social e qualidade de vida.
Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental
A Escola Pequena Casa da Criança é conveniada com a Prefeitura de Porto Alegre e atende crianças da educação infantil, a partir de três anos até o 5º ano do ensino fundamental.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é o programa de contraturno escolar que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. O programa promove o acesso à cultura e o fortalecimento de vínculos através de atividades lúdico-pedagógicas de música, artes cênicas, artes plásticas, dança, informática e atividades esportivas.
Trabalho Educativo
O Trabalho Educativo também é um programa de contraturno escolar que atende adolescentes de 14 a 17 anos, abordando temáticas voltadas para a cidadania e mercado de trabalho. O projeto também conta com oficinas de música, informática, dança e esporte.
Jovem Aprendiz
O Programa de Aprendizagem profissional, Jovem Aprendiz, destinado para jovens de 14 a 24 anos, pretende oportunizar a inserção qualificada ao mundo do trabalho e geração de renda. Através do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais e por meio de um processo de formação teórico e prática, o programa é fundamentado em metodologias ativas e construído em parceria com as empresas contratantes.
O objetivo é aumentar as possibilidades de empregabilidade futura possibilitando, a partir disto, a transformação da realidade social destes aprendizes.
SCFV - Grupo de Idosos
O programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos igual ou superior a 60 anos – Idosos – promove diversas atividades para moradores idosos da Vila a Vila Maria da Conceição, a fim de estimular a inclusão e participação social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Serviço Social
O Serviço Social realiza atendimentos às famílias, possibilitando um processo de construção da cidadania e acesso a direitos embasado no projeto ético-político da profissão e nos princípios institucionais. O serviço promove maior integração da comunidade com as ações da instituição.
O setor também realiza a coordenação do SCFV – Idosos e do Atelier Maria da Conceição (voltado à geração de renda de mulheres da comunidade). Além disso, acompanha e atende as demandas encaminhadas pelos programas da instituição e realiza rodas de conversa com os grupos atendidos.
Psicologia
A psicologia auxilia no desenvolvimento de autocuidado, previne os impactos de adoecimento e sofrimento na saúde mental/emocional, tanto através de atendimentos psicoterapêuticos quanto de oficinas e outras atividades. Fornece orientações para ter mais qualidade de vida e bem estar não só para os atendidos, mas também para os colaboradores que fazem parte da Instituição.
Serviço de Abordagem Social
O Serviço de Abordagem Social é um programa que consiste em abordar e criar vínculo com as crianças, adolescentes, adultos e famílias que utilizam o espaço da rua como local de sobrevivência (trabalho, mendicância, entre outros) ou mesmo de moradia.
Espiritualidade
Desde a sua fundação a instituição busca promover a fé em sua atuação cotidiana. Os encontros de espiritualidade ocorrem com os colaboradores e atendidos de modo periódico, reforçando a importância dos valores cristãos como a paz, o respeito, a fraternidade, o amor, a justiça e a solidariedade.
As práticas espirituais também incluem a realização de encontros ecumênicos com a cultura religiosa local, a realização de celebrações na comunidade da Vila Maria da Conceição e ações de preparação e celebração de sacramentos.
Representações
A Pequena Casa da Criança tem como um de seus objetivos promover o desenvolvimento socioeconômico da comunidade da Vila Maria da Conceição. E para efetivação deste objetivo, atua ativamente nos espaços públicos para garantir políticas públicas que visem a promoção de acesso a direitos essenciais para a população.
Atualmente a Pequena Casa tem representação no Conselho e no Fórum Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), no Fórum das Conselhos da Cidade, no Fórum do Idoso, e nos fóruns municipal e gaúcho de aprendizagem profissional (FORMAP e FOGAP). A Casa também possui representação nas reuniões da Rede Partenon, Microrede Santo Antônio e da reunião de Monitoramento do SCFV.
O Conselho de Pastoral da Vila Maria da Conceição é outro espaço em que a Casa atua. Além disso, como forma de garantir o acesso da comunidade aos serviços de saúde, a Pequena Casa cedeu parte de sua sede para a instalação da Unidade Básica de Saúde Maria da Conceição.