Um encontro do Grupo Esperança de Idosos, em conjunto com a equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS), proporcionou um dia repleto de atividades informativas e de integração.
A pauta da UBS incluiu uma roda de conversa em referência ao mês do orgulho LGBTQIAP+. A Assistente Social residente da UBS exibiu um vídeo ao grupo, o que abriu caminho para um debate enriquecedor sobre respeito, preconceito, aceitação e reconstrução.
Muitos idosos participaram ativamente, expressando seus medos, curiosidades, questionamentos e compartilhando histórias de vida e experiências sobre o tema. Esse espaço de diálogo não só valorizou a escuta, mas também contribuiu significativamente para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos participantes.
Além disso, também foi realizado uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A assistente social Natalia apresentou um vídeo orientativo e distribuiu um folheto com telefones de emergência úteis para situações de violência.