No segundo trimestre do ano, iniciado em junho, o Trabalho Educativo (projeto de contraturno escolar para adolescentes) está trabalhando o tema “Adolescência e Saúde” com foco em práticas saudáveis que visam gerar um maior autocuidado na vida dos educandos.
De acordo com o educador Raul, o objetivo é discutir de maneira ampla questões como alimentação, segurança alimentar, exercício físico, gênero, drogas ilícitas e lícitas:
“A ideia é que a partir desses temas, eles consigam introduzir boas práticas na fase da adolescência e na vida adulta de uma maneira mais segura”, comenta o educador.
Para trabalhar o tema são feitas diferentes atividades, desde o texto para treinar a leitura, passando com apresentações orais para articular a fala e exposições de dia até vídeos e saídas de campo. Dessa forma, o conteúdo é passado de forma teórica, mas também lúdica fazendo com que tenha mais trocas e convivência em sala de aula.
O educador Raul conta que o tema do trimestre faz jus ao meio ao momento atual dos jovens: “É muito importante que eles tenham consciência das questões de saúde e autocuidado físico e mental e também dos riscos que implica porque é uma fase de experimentação”. Além disso, o educador também traz os ensinamentos para a realidade vivida pelos educandos nos ambientes em que circulam.
Já na primeira atividade, os adolescentes assistiram ao documentário “Segredos da Alimentação”, que explora a complexa indústria alimentícia. Para os jovens, a temática é convidativa, criando um espaço para que eles possam se expressar e dialogar sobre as questões que envolvem as mudanças decorrentes da adolescência e como isso impacta diretamente suas saúde