Autoconhecimento e saúde mental para idosos

O Grupo de Idosos da Pequena Casa participou do evento Dia da Família, promovido pela Unidade de Saúde Maria da Conceição, no dia 17 de agosto. A programação incluiu diversas atividades voltadas para o bem-estar e a saúde da comunidade.

A assistente social Natalia conduziu a atividade especialmente planejada para os idosos com a dinâmica “Caixa de Ferramentas para Saúde Mental“. Essa atividade foi desenvolvida para ajudar os idosos a identificar e utilizar recursos e estratégias que podem contribuir para a melhoria e a manutenção de sua saúde mental. 

Natalia explicou a importância de cada pessoa ter seu próprio “kit de ferramentas” para a saúde mental, que inclui práticas e atividades que promovem o bem-estar emocional e psicológico. “Existem diversas estratégias e recursos que podem ser utilizados no dia a dia, como técnicas de relaxamento, atividades físicas e de lazer”, destacou a assistente social.

As “caixas de ferramentas” foram distribuídas aos participantes, nas quais estavam desenhadas diferentes figuras representando essas ferramentas, como pessoas correndo, cuidando do jardim, chorando, cozinhando, entre outras atividades. Os idosos foram incentivados a escolher as figuras que representavam as práticas que costumam utilizar em suas rotinas diárias e colá-las em suas caixas de ferramentas simbólicas.

Após a montagem das caixas de ferramentas, cada um falou sobre as ferramentas que escolheu, explicando por que essas práticas são importantes e como elas ajudam a manter a saúde mental. Esse momento de troca foi enriquecedor, pois permitiu que os idosos aprendessem novas técnicas, fortaleceram o sentimento de comunidade e promovessem o autoconhecimento e o apoio mútuo.

Rolar para cima