Nossos projetos

A Pequena Casa da Criança está comprometida em transformar vidas e fortalecer a comunidade da Vila Conceição por meio de uma série de projetos e programas que abrangem educação, profissionalização e assistência social.

Atendemos mais de 977 pessoas, incluindo crianças, jovens, famílias e idosos, com iniciativas que visam o desenvolvimento integral, inclusão social e qualidade de vida.

Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental

A Escola Pequena Casa da Criança é conveniada com a Prefeitura de Porto Alegre e atende crianças da educação infantil, a partir de três anos até o  5º ano do ensino fundamental

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é o programa de contraturno escolar que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. O programa promove o acesso à cultura e o fortalecimento de vínculos através de atividades lúdico-pedagógicas de música, artes cênicas, artes plásticas, dança, informática e atividades esportivas. 

Trabalho Educativo​​

O Trabalho Educativo também é um programa de contraturno escolar que atende adolescentes de 14 a 17 anos, abordando temáticas voltadas para a cidadania e mercado de trabalho. O projeto também conta com oficinas de música, informática, dança e esporte.

Jovem Aprendiz​

O Programa de Aprendizagem profissional, Jovem Aprendiz, destinado para jovens de 14 a 24 anos, pretende oportunizar a inserção qualificada ao mundo do trabalho e geração de renda. Através do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais e por meio de um processo de formação teórico e prática, o programa é fundamentado em metodologias ativas e construído em parceria com as empresas contratantes

O objetivo é aumentar as possibilidades de empregabilidade futura possibilitando, a partir disto, a transformação da realidade social destes aprendizes.

SCFV - Grupo de Idosos​

O programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos igual ou superior a 60 anos – Idosos – promove diversas atividades para moradores idosos da Vila a Vila Maria da Conceição, a fim de estimular a inclusão e participação social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida

Serviço Social​

O Serviço Social realiza atendimentos às famílias, possibilitando um processo de construção da cidadania e acesso a direitos embasado no projeto ético-político da profissão e nos princípios institucionais. O serviço promove maior integração da comunidade com as ações da instituição

O setor também realiza a coordenação do SCFV – Idosos e do Atelier Maria da Conceição (voltado à geração de renda de mulheres da comunidade). Além disso, acompanha e atende as demandas encaminhadas pelos programas da instituição e realiza rodas de conversa com os grupos atendidos. 

Psicologia

A psicologia auxilia no desenvolvimento de autocuidado, previne os impactos de adoecimento e sofrimento na saúde mental/emocional, tanto através de atendimentos psicoterapêuticos quanto de oficinas e outras atividades. Fornece orientações para ter mais qualidade de vida e bem estar não só para os atendidos, mas também para os colaboradores que fazem parte da Instituição.

Serviço de Abordagem Social​

Serviço de Abordagem Social é um serviço focado no atendimento e acompanhamento de pessoas em situação de moradia na rua e crianças e adolescente em situação de trabalho infantil, visando a garantia de direitos e a superação de vulnerabilidades.

Espiritualidade

Desde a sua fundação a instituição busca promover a fé em sua atuação cotidiana. Os encontros de espiritualidade ocorrem com os colaboradores e atendidos de modo periódico, reforçando a importância dos valores cristãos como a paz, o respeito, a fraternidade, o amor, a justiça e a solidariedade. 

As práticas espirituais também incluem a realização de encontros ecumênicos com a cultura religiosa local, a realização de celebrações na comunidade da Vila Maria da Conceição e ações de preparação e celebração de sacramentos.

Representações

A Pequena Casa da Criança tem como um de seus objetivos promover o desenvolvimento socioeconômico da comunidade da Vila Maria da Conceição. E para efetivação deste objetivo, atua ativamente nos espaços públicos para garantir políticas públicas que visem a promoção de acesso a direitos essenciais para a população. 

Atualmente a Pequena Casa tem representação no Conselho e no Fórum Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), no Fórum das Conselhos da Cidade, no Fórum do Idoso, e nos fóruns municipal e gaúcho de aprendizagem profissional (FORMAP e FOGAP). A Casa também possui representação nas reuniões da Rede PartenonMicrorede Santo Antônio e da reunião de Monitoramento do SCFV

Conselho de Pastoral da Vila Maria da Conceição é outro espaço em que a Casa atua. Além disso, como forma de garantir o acesso da comunidade aos serviços de saúde, a Pequena Casa cedeu parte de sua sede para a instalação da Unidade Básica de Saúde Maria da Conceição.

Rolar para cima
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.