Neste mês em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (7), as turmas da manhã e tarde do Serviço de Convivência (contraturno escolar) realizaram uma série de atividades sobre a temática do bullying, como prevenir e também se autoperceber nesse sistema problemático.
O bullying pode ser descrito como qualquer ato de violência física, verbal e/ou psicológica, sendo intencional e repetitiva. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 23% dos brasileiros declararam ter sofrido bullying em algum momento da sua vida.
Um outro dado do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostra que 38% das escolas brasileiras dizem enfrentar problemas de bullying. Por isso, a necessidade de combater essas agressões ainda nos primeiros anos escolares.
Na turma da manhã (M3), as atividades foram por meio de jogos, dinâmicas, rodas de conversas e tarefas que enriqueceram o debate e promoveram percepções valiosas para se manter as boas relações. Já na parte da tarde, a turma (T1), assistiram vídeos sobre a temática do bullying e após discutiram o tema em sala de aula. Para finalizar a atividade, os educandos propuseram finais alternativos para a história assistida.