Em virtude do Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 5 de agosto, o Trabalho Educativo realizou uma série de palestras com foco na saúde e bem estar dos adolescentes da instituição.
A primeira palestra sobre Acesso à Saúde na Adolescência contou com a participação da assistente social da Pequena Casa Daiana dos Santos que falou sobre os principais meios de garantir os direitos à saúde através do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois, foi a vez da médica Maria Clara falar sobre prevenção de doenças, onde os educandos puderam fazer perguntas sobre os tipos de doenças e suas formas de prevenção.
Seguindo a temática, a voluntária Mariana Risch, estudante de medicina, fez uma roda de conversa sobre autoestima e imagem corporal. Os adolescentes puderam refletir sobre as explicações biológicas para que cada pessoa seja única. O quarto tema ficou por conta do programa da Polícia Civil, Papo Responsa, no qual a policial Débora Prestes abordou com os jovens a prevenção às drogas.
O circuito de palestras se encerrou com técnica de enfermagem, Estefane Farias, discutindo a temática da Sexualidade e Saúde, onde foram abordados os cuidados preventivos contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), seus tipos e principais sintomas. Além disso, a voluntária reforçou a importância de conversar sobre esses assuntos com os responsáveis ou procurar locais seguros, como postos de saúde, para obter informações seguras.