Neste Dia Internacional da Alfabetização, comemorado em 8 de setembro, destacamos a importância da formação contínua de educadores, como a realizada pela equipe da Escola Pequena Casa da Criança no final de agosto.
O encontro, ministrado pela gestora educacional Priscila Martins, teve como foco resgatar e fortalecer a essência da criança em suas diferentes fases de desenvolvimento, algo essencial para promover um aprendizado significativo.
Durante as atividades, Priscila ressaltou a importância da relação entre professor e aluno para a criação de um ambiente de aprendizagem saudável e estimulante, o que vai ao encontro da alfabetização, que é a base do desenvolvimento de cidadãos conscientes, capazes de compreender e interagir com o mundo de forma crítica.
A formação também abordou temas como o ritmo e a rotina, as transições de fases do desenvolvimento infantil e a importância de práticas pedagógicas integrativas. Foi um encontro bastante significativo, que também nos lembra da importância de fornecer ferramentas e reflexões que capacitem os educadores a facilitar um processo de alfabetização inclusivo, respeitoso e dinâmico, que respeite o tempo de cada criança.