Trabalho educativo participa de atividades culinárias

O Trabalho Educativo (contraturno escolar para adolescentes) realizou uma série de atividades culinárias com a nutricionista Ana Flávia, que proporcionaram aos jovens uma experiência prática e educativa na elaboração de receitas e preparo de alimentos.

O objetivo principal dessas atividades foi despertar nos educandos a noção de que receitas simples e saborosas podem se transformar em uma fonte de renda. Além de desenvolverem habilidades culinárias, os adolescentes foram introduzidos ao conceito de empreendedorismo, entendendo que a gastronomia pode ser mais do que uma atividade doméstica.

As atividades iniciaram com pesquisas em sala com o educador Raul, no qual os jovens buscaram informações sobre os tipos de ingredientes utilizados, suas quantidades e os valores médios que cada um custa (de forma a saber o valor aproximado da receita). Após isso, foi feita a preparação de pratos como bolo de cenoura, pizza e cookies, assim os jovens começaram a vislumbrar como produtos acessíveis e de fácil preparo podem ser comercializados, permitindo a geração de renda.

Ao longo dos três encontros, os adolescentes foram divididos em grupos, e cada equipe foi responsável por uma parte do processo culinário. Ao final de cada encontro, os pratos preparados foram servidos como lanche, proporcionando um momento de prazer em ver o resultado do esforço coletivo.

Rolar para cima