Entre as ações previstas no Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) com a população em situação de rua-moradia, uma das mais potentes é o acompanhamento.
A equipe do SEAS Pequena Casa atua de forma proativa na garantia de direitos de pessoas que vivenciam diariamente diversas violações. Acompanhá-las até serviços públicos ou equipamentos da rede é transformar o vínculo construído no território em uma ponte para o exercício da cidadania.
Esse processo é conduzido com escuta e diálogo antes, durante e depois da ação, promovendo autonomia, autorreflexão e o reconhecimento de cada pessoa como sujeito de direitos. Os acompanhamentos podem ocorrer em diferentes contextos: acesso à saúde, retirada de documentação civil, registro de situações de violência, acesso à Justiça, entre outros.
Durante a Operação Inverno promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, intensificamos os acompanhamentos para serviços da rede socioassistencial, como o Centro POP e os albergues, garantindo o direito à acolhida noturna e à proteção .
Cuidar é caminhar junto. E esse caminho, para quem está na rua, começa com alguém que se disponha a ir junto.