Em setembro, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (projeto de contraturno escolar) da Pequena Casa está promovendo diversas atividades com o objetivo de enriquecer o aprendizado e fortalecer os laços dos educandos com a cultura e tradição.
A turma T2, orientada pela educadora Denise, iniciou o mês com uma reflexão sobre as diferentes etnias que compõem a população do Rio Grande do Sul. Esta atividade esteve em sintonia com o tema da diversidade, proporcionando aos educandos uma compreensão mais ampla da formação cultural do estado.
Já a turma M1 participou de uma leitura coletiva do livro “Descobrindo Valores”, que contribuiu para o desenvolvimento da imaginação e ampliou o vocabulário dos alunos, fomentando o pensamento crítico e a capacidade de reflexão.
No decorrer do mês, uma roda de conversa promovida pela assistente social Daiana envolveu os alunos do SCFV em debates sobre atitudes e comportamentos dentro e fora do ambiente de convivência, estimulando o diálogo e a autocrítica.
Para celebrar as tradições gaúchas, as turmas junto dos seus educadores pesquisaram sobre temas importantes da cultura gaúcha, como os trajes típicos e apresentaram para os demais colegas. Já, a turma T2 participou de uma vivência especial com a coordenadora Carla, onde aprenderam a preparar e degustar Chimarrão e Tererê. Além da prática, os alunos reviveram a “Lenda da Erva Mate“, explorando as origens míticas da bebida e o valor do compartilhamento, reforçado na roda de chimarrão.