Ao longo de 2024, o Comitê AntiRacista da Pequena Casa está promovendo uma série de encontros com os colaboradores para discutir a cultura afro-brasileira. As atividades são conduzidas pelo historiador Gilnei Naimayer, especialista em História da África, e fazem parte do projeto “Afrobetizar“.
O objetivo do projeto é valorizar e destacar o legado histórico, social e cultural dos negros no Brasil, além de conscientizar sobre o racismo. Durante os encontros, são abordados temas como a história dos reinos africanos e o processo de tráfico de pessoas para as Américas, promovendo uma rica reflexão sobre esses assuntos.
Além de proporcionar conhecimento e reflexão, esses encontros também atendem às exigências das leis 10.639/2003 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.
Dessa forma, os colaboradores se tornam mais preparados para tratar do tema com as crianças e também em outros espaços, contribuindo para a construção de uma sociedade antirracista.