Os educadores do Serviço de Convivência (contraturno escolar para crianças) e do Trabalho Educativo (contraturno escolar para adolescentes) participaram de um dia inteiro de formação com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer o trabalho desenvolvido com os educandos da instituição.
A Jornada Pedagógica do dia 20 de junho incluiu dois cursos, resultando em mais de oito horas de aprendizado e troca de experiências.
Na parte da manhã, Maiane Duarte, voluntária e especialista em Gestão de Pessoas, conduziu o curso “Introdução à Comunicação Não Violenta”. À tarde, o tema abordado foi “Racismo na Sociedade”, ministrado por Gilnei Farias, historiador e pesquisador sobre o tema.
De acordo com a coordenadora Carla, ambos os temas são essenciais para o trabalho com os educandos, pois ajudam a estimular e orientar na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais.
“Esses momentos fornecem aos educadores estratégias valiosas para seu próprio processo de aprendizagem e para práticas a serem desenvolvidas em sala de aula com os atendidos”, complementa Carla.
Trabalhar esses temas é essencial para os atendidos, pois assim poderão colocar em prática o respeito, a empatia e o conhecimento humanitário em seus ambientes familiar, profissional e de convivência.