O facilitador social Nilson Lopes, do Serviço Especializado de Abordagem Social da Pequena Casa da Criança, foi o palestrante da última reunião do ano da Rede Ampliada Glória, Cruzeiro e Cristal. O encontro, que acontece mensalmente, reúne serviços da rede de proteção da criança e do adolescente para organização coletiva e formação contínua no território.
A fala de Nilson teve como foco sensibilizar as equipes para o enfrentamento ao racismo estrutural e ampliar a compreensão sobre os impactos socio-históricos que o racismo provoca na exclusão da população em situação de rua. Junto dele, a enfermeira do serviço de saúde mental Sonia Regina do território também compartilhou reflexões sobre como as questões raciais atravessam o cuidado em saúde e influenciam o acesso e o acolhimento.
A Rede Ampliada reúne serviços das políticas públicas intersetoriais, como assistência social, saúde, educação e habitação, que atuam nos bairros Glória, Cruzeiro e Cristal. O objetivo é fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente por meio da mobilização, da troca entre equipes e da formação continuada que qualifica o atendimento no território.









