Quem Somos

Nossa História

A PEQUENA CASA DA CRIANÇA é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, filantrópica, educacional e de assistência social, de utilidade pública, atua com base na doutrina e nos princípios cristãos, e prioriza a ação preventiva dirigida a crianças, adolescentes, família e idosos.

A instituição foi fundada em 15 de agosto de 1956 pela Irmã Nely Capuzzo, da Congregação Missionárias de Jesus Crucificado, e desde 2002 é dirigida pela Irmã Pierina Lorenzoni, da mesma Congregação. Está localizada no coração da comunidade vila Maria da Conceição, no bairro Partenon na zona leste de Porto Alegre, e atende cerca de 800 crianças, jovens e idosos diariamente, e serve 1.500 refeições por dia. 

A Pequena Casa da Criança busca promover a educação integral através do ensino regular, profissionalizante e cursos livres de capacitação profissional, promovendo através de suas ações a orientação para a melhoria da qualidade de vida dos atendidos.

O trabalho desenvolvido na Pequena Casa da Criança a fez reconhecida por excelência, onde são realizadas ações de educação, profissionalização, mobilização comunitária e de assistência social junto a uma população em situação de extrema vulnerabilidade social. Com 65 anos de serviços gratuitos, financia seus programas com recursos próprios, por meio de parcerias com o município e contribuições provenientes de pessoas físicas e jurídicas.

Ao longo dos 65 anos de história foi premiada por diversos segmentos da sociedade, sendo inclusive em 2017 e em 2019 reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil para se doar, certificado de nível nacional realizado pela parceria do instituto Doar e a Revista Época.
Recebeu o Selo Doar em 2017, 2018, 2019 e em 2020 o Selo Doar A+ válido até 2023. Foi certificada também diversas vezes com o Prêmio de Responsabilidade Social RS, a nível estadual.

Além disso, foi reconhecida também pelo Prêmio ENATS de Boas Práticas de Gestão, do CMAIS. Em 2019, a Pequena Casa da Criança foi aprovada no processo de avaliação dos princípios internacionais de Transparência e Boas Práticas Sociais da Phomenta, instituição que representa o Brasil no Comitê Internacional de Agências que monitoram ONGs no Mundo (ICFO). A Pequena Casa foi aprovada e recebeu o Certificado de Transparência e Boas Práticas Sociais.

Assista ao nosso vídeo institucional abaixo e nos conheça mais