Além das saídas de campo e dos atendimentos realizados diretamente na rua com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e adultos em situação de rua ou moradia, as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) também respondem às solicitações recebidas pelos canais oficiais da Prefeitura de Porto Alegre.
Qualquer cidadão pode solicitar uma abordagem social. Para isso, basta ligar para o telefone gratuito 156, opção 7, e informar a situação junto ao endereço aproximado. Também é possível acionar as equipes pelo aplicativo 156+POA ou pela Central de Abordagem, no número (51) 3289-4994. O solicitante pode ainda pedir um retorno após a realização da abordagem, garantindo transparência no processo.
O SEAS da Pequena Casa da Criança, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), atua nos bairros Cristal, Santa Tereza e Medianeira, sempre de prontidão para atender às demandas da comunidade relacionadas a pessoas em situação de rua-moradia e trabalho infantil.
Somente em 2025, incluindo os plantões de finais de semana realizados trimestralmente, o SEAS da Pequena Casa já atendeu mais de 120 solicitações de abordagem, recebendo em sua maioria retornos positivos dos cidadãos de Porto Alegre.