Em uma linda ação conjunta realizada no dia 28 de outubro, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) da Pequena Casa, a equipe do Consultório na Rua e o CAPS Nova Esperança uniram forças para atender pessoas em situação de mordia na rua, reunindo com seis profissionais, dois de cada serviço, percorrendo as ruas da região do Cruzeiro e do Cristal.
Anderlei, educador social da Pequena Casa da Criança, destacou o papel essencial do SEAS, cuja experiência com a população de rua permite estreitar vínculos com esses indivíduos, facilitando o contato com os serviços de saúde. “Emprestamos o nosso vínculo para esses serviços que ainda não conhecem os usuários. Como atendemos muitos deles regularmente, nossa presença ajuda a fortalecer esse laço e sensibilizá-los para que busquem acesso à saúde”, comenta.
Para cada ação, que ocorre mensalmente, é planejado um roteiro com os pontos onde a população de rua costuma se concentrar. Nesta ocasião, a equipe conseguiu encontrar três dos quatro usuários que esperavam atender, com resultados promissores.
A ação é uma forma de apresentar aos usuários os locais de atendimento e aproximar os profissionais da realidade das ruas, de modo que os usuários se sintam acolhidos e mais próximos dos serviços de saúde disponíveis para eles.