O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) da Pequena Casa da Criança promoveu junto a Rede Rua Glória, Cruzeiro e Cristal a Mesa de Diálogo “Prevenção ao feminicídio: O direito à vida e proteção da mulher em situação de rua”, no dia 9 de abril.
Durante o evento estiveram representações, entidades e servidores de diversos territórios de Porto Alegre que compõem a Rede Rua Municipal, além da forte presença de usuárias que compartilharam os relatos de violência na rua e a necessidade de melhorias na rede de proteção à mulher.
Para o debate, compuseram a mesa Elisangela do Jornal Boca de Rua, Andressa Feijó do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), a Delegada de Polícia Rafaela Thiesen da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/DIPAM), as Defensoras Públicas Paula Britto do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM) e Gizane Medina do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública do RS (CRDH-DPERS) e Eunice Salles do grupo “As Marias do Morro“.
Ao fim do evento, foi elaborado um manifesto em defesa de ações conjuntas e investimentos na rede de proteção à mulher e melhor atendimento por parte das autoridades policiais e judiciárias que atuam com mulheres em situação de rua.
A Rede Rua Glória, Cruzeiro e Cristal é composta atualmente pelo SEAS Pequena Casa, SEAS Amparo Santa Cruz, CAPS AD Esperança e Consultório na Rua Moab Caldas do IBSaúde.